Este blog foi criado com o objetivo de proporcionar à comunidade escolar um canal de comunicação e interação de tal forma que gestores, coordenadores, pessoal de apoio, professores e alunos possam partilhar de idéias, informações e conteúdos através deste meio de integração tecnológica inserida no contexto educacional.




Google


VISITANTES

domingo, 6 de novembro de 2011

HISTÓRIAS DE ABAETETUBA

No final do séc. 19 e no início até a metade do séc. 20 as atividades culturais fervilhavam em Abaeté, na forma de música, teatro, poesias, discursos, danças, literatura, misturados aos aspectos cívico, social, esportivo e nativista dos antigos abaeteenses. Os eventos eram promovidos pelos muitos clubes existentes na pequena cidade, que eram muitos. Cada "club" possuía a sua diretoria, seus sócios, que pagavam as mensalidades, seus oradores oficiais ou dos eventos promovidos. Vejamos alguns desses antigos clubes de Abaeté:
Tuna Recreativa Caixeral Abaeteense, que promovia sessões lítero-musicais, que aparece em citações do início do séc. 20. Um dos oradores dos eventos era Raimundo Silva e um dos presidentes de sessões mencionadas era o músico Levino Guedes. Um dos poetas das sessões era o associado Samuel Correa Bello, em 1/8/1909.
Odeon Abaeteense, clube que promovia sessões de música, teatro e civismo. Um de seus diretores foi José Cavalcante da Costa, que era tesoureiro do clube, substituído na função por Raymundo Lício Baía. Uma das peças de teatro apresentadas nessas sessões foi "A Orfa de Goiás".
Club
Lauro Sodré, mencionado em escritos de 1914, com sessões de arte cênica e civismo, sendo orador João Braga de Abreu, filho de Lindolpho Cavalcante de Abreu. João Braga de Abreu foi um dos fundadores do jornal "A Evolução" e também seu redator e Domingos de Carvalho era o presidente do clube. Leia mais no blog ademirhelenorocha.

Nenhum comentário: